


Princesa Isabel: a redentora
Um marco da historiografia brasileira ganha nova vida depois de 84 anos.
Escrito pelo renomado polímata Pedro Calmon e publicado em 1941 em edição raríssima, o clássico apresentado pela Editora Suisse retrata a trajetória de uma das figuras mais emblemáticas do Brasil: a Princesa Isabel, nobre católica e herdeira da coroa brasileira cuja memória imorredoura se atrela ao fim da escravidão e ao sofrimento pela perda da Coroa Imperial.
Nesta obra, Calmon revela não apenas os feitos históricos, mas também a dimensão personalíssima de Isabel — sua fé, sua coragem e os dilemas enfrentados em um período decisivo da nação. Por extensão, como ninguém soube o autor traçar a personalidade de D. Pedro II, do Conde d'Eu e de mais uma série inumerável de membros da corte que cercaram a vida de nossa princesa.
Com sua poderosa escrita, com o conhecimento factual de quem era monarquista e com a sinceridade que lhe granjeou a merecida fama como um dos maiores historiadores brasileiros, Pedro Calmon deixa a biografia definitiva da Princesa Isabel e a historiografia de todos os fatos que cercaram sua vida, especialmente o drama do fim do Império Brasileiro.



CONHECEMOS POUCO SOBRE NOSSA HISTÓRIA...
A constatação parte não de um lamento vazio, que se soma ao
pessimismo que marca a vida dos brasileiros. Mas é um fato.
Preocupado já na década de 1940 em desfazer a propaganda
anti-monarquista que deturpava a história da marcante presença
da nobreza no Brasil, Pedro Calmon impõe um reparo histórico
contra as traições e mentiras acumulados ao longo das décadas
pela propaganda maçônica e pelo revisionismo republicano, trazendo a tona a verdadeira face histórica de nossa família imperial e, especialmente, traçando o complexo perfil da imperatriz que não tivemos, que foi a Princesa Isabel do Brasil.
A obra, quando de seu lançamento, logo se tornou referência absoluta sobre a matéria em questão, embora tenha sido propositadamente esquecida pela elite intelectual brasileira. Até hoje, nenhuma outra investigação superou esta biografia, seja na perspicácia dos argumentos, seja na riqueza de detalhes que apenas um historiador próximo da família imperial poderia ter haurido. Muitas das fontes primárias citadas, inclusive, teriam se perdido no vagar do tempo não fosse o poderoso círculo de amizades de Calmon e seu senso de investigação extremamente agudo, que lhe servirá para a publicação de outros escritos de grande vulto, como a coleção História do Brasil.
Em uma ocasião única, a Editora Suisse levará ao prelo, em série numerada, 100 exemplares desta singularíssima obra, que encerrará a comemoração dos dez anos de existência de nosso grupo editorial. Em razão deste caráter especial, não haverá a oferta da obra em outros canais de comercialização, nem tampouco reimpressão ou novas edições. Queremos garantir, assim, que esta obra seja um marco simbólico da exclusividade e interesse histórico de nossas edições.
Quem foi Pedro Calmon?
Pedro Calmon (1902–1985) foi um dos maiores historiadores brasileiros do século XX, reconhecido por sua erudição e por transformar a história em narrativa viva e envolvente. Meticuloso, cuidadoso em seus juízos históricos, teve o apoio do também historiador Gustavo Barroso para o desenvolvimento de parte de suas pesquisas. Foi neste sentido que co-participou da publicação de Segredos e Revelações da História do Brasil (obra reeditada pela Editora do Senado Federal).
Autor de vasta obra, destacou-se pela capacidade de valorizar o passado luso-brasileiro, ressaltando a importância da tradição portuguesa na formação de nossa identidade nacional. Ocupou cargos de prestígio, como o de reitor da Universidade do Brasil e membro da Academia Brasileira de Letras, e dedicou sua vida a preservar e interpretar a memória histórica do país, atuando especialmente no Arquivo Nacional.
Com estilo elegante e profundo, Calmon publicou mais de 40 títulos, tornando-se referência na historiografia e eternizando-se como voz essencial na compreensão da história do Brasil.

Nada, Sr. Pedro Calmon, nasce sem dor. A nova era nascerá da dor. Da dor e do sangue. Os profetas afirmam que a cor do sangue será a cor da nova idade. E um deles, Paul Le Cour, companheiro de Jorge Duhamel no grupo de estudiosos de Atlantis, escreve:
Os que andam cantando a Internacional e brandindo a bandeira vermelha ficariam assombrados se lhes disséssemos que proclamam a futura soberania mundial do Cristo-Rei, cujo emblema é a cor vermelha, a Púrpura Real. Mas, como já dizia José de Maistre, a lima não sabe que está fabricando uma chave...
Na verdade, o destino do Mal é trabalhar pelo Bem. Rezam, porém, ainda as profecias que, antes do Cristo, virá o anticristo, em tudo semelhante ao Cristo, de modo que muitos serão enganados e o seguirão. Como conheceis bem os micróbios que preparam seu advento, estou certo, Sr. Pedro Calmon, que não vos contarei no número dos iludidos. A Academia, que hoje vos recebe com flores da Natureza e flores de retórica, é uma Casa tradicionalista e ordeira, por princípio e instinto de conservação. Ela somente pode viver, à sombra da ordem e da estabilidade. Expressão de pensamento e cultura do Brasil cristão e livre, sabe que vós sereis um de seus grandes soldados na defensão do seu patrimônio espiritual.
Trecho do Discurso de recepção de Pedro Calmon
à Academia Brasileira de Letras, por Gustavo Barroso.
ESMERO NOS DETALHES

Um ano de trabalho editorial e uma tiragem única e exclusiva para verdadeiros apreciadores da história do Brasil, como você:
-
Impressão em capa dura premium pela gráfica Verbum, gerida por famílias católicas;
-
Papel off-white Pólen natural 80g, que garante legibilidade superior;
-
408 páginas, em formato A5;
-
Capa dura costurada com revestimento fosco, durabilidade e flexibilidade na leitura;
-
Fonte Garamond Premier Pro, forjada especialmente para projetos requintados;
-
Quase 600 notas de rodapé, dentre originais do autor e apreciações da editora;
-
Título extremamente esgotado, presente na prestigiada Coleção Brasiliana;
-
Livros numerados, embalados com carinho para cada cliente;
-
Tiragem única: sem reimpressões, novas edições ou comercialização em outros canais.


ESTE É O CONTADOR DE VENDAS. SE ELE ZERAR SIGNIFICA QUE VOCÊ PERDEU SUA OFERTA:
45 exemplares vendidos de 100 (atualizado em 10/11/2025)



2014 - 2025 ® Editora Triregnum & Editora Suisse - CNPJ: 28.147.024/0001-97
Todos os direitos reservados mediante depósito legal.
